5 Estratégias para Atrair Clientes Através do Marketing Digital

Para conseguirmos atrair clientes para o nosso negócio precisamos investir em marketing digital. O marketing digital é responsável pela criação de um produto ou serviço que esteja dentro das expectativas de um determinado público-alvo na internet.

A seguir, devemos utilizar os melhores canais de comunicação online para conseguirmos atingir esse mesmo público e fazer com que ele seja atraído pela nossa oferta, pois nós temos aquilo que o cliente procura e/ou sente necessidade.

Atualmente é utilizada uma poderosa estratégia de atração de clientes chamada Inbound Marketing, também conhecida por Marketing de Atração.

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. É o contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e publicidades intrusivas.

No passado a comunicação estava nas mãos de um número reduzido de grandes empresas donas da TV, rádio e revistas. Hoje qualquer pessoa ou empresa pode criar um Blog Corporativo e começar a produzir conteúdo.

Desta forma, a sua empresa pode começar a atrair clientes sem ser necessário grandes recursos financeiros, e ainda atingir o seu público-alvo de maneira cirúrgica.

Como atrair clientes utilizando Blogs para Empresas

A frase do fundador da Microsoft aborda um ponto muito importante nos dias de hoje na Internet: todas as pessoas estão à procura de conteúdo. Conteúdo é a moeda de valor do ambiente digital, e se o blog da sua empresa oferecer esse conteúdo para as pessoas de forma frequente e com grande relevância, isso irá atrair clientes de uma forma natural para o seu website.

Passos a seguir para atrair clientes utilizando Blogs para Empresas:

  • O potencial cliente tem um “problema” ou um “desejo”;
  • Ele faz uma pesquisa sobre esse assunto no Google;
  • O website da empresa aparece nos resultados de pesquisa orgânicos (não pagos);
  • O utilizador clica e vai ter a uma página de um artigo que fala sobre o seu “problema”, e como solucioná-lo;
  • O utilizador gosta tanto do conteúdo que faz o registo do seu e-mail para receber mais conteúdos da empresa;
  • O potencial cliente começa a receber uma sequência de e-mails enviados automaticamente pela empresa educando-o com conteúdos sobre os seus produtos e serviços;
  • Esses conteúdos ensinam-no a descobrir um problema e as possíveis soluções, e depois apresenta a empresa como a melhor solução;
  • Depois de ler e-mails e artigos, o utilizador decide solicitar um contato sobre o produto ou serviço, pois resolve o seu problema e de uma forma vantajosa.
  • O vendedor entra em contato com o potencial cliente, mas não necessita explicar o produto ou serviço, pois os próprios artigos que o utilizador leu já fez isso por ele;
  • A chance deste vendedor vender a este potencial cliente é 8x maior do que a um contacto que não passou por estas etapas;
  • Venda concretizada!

É desta forma que uma estratégia através de um Blog Corporativo pode atrair clientes. Os blogs fazem parte da vida das pessoas e influenciam as suas decisões de compras. Esta estratégia é cada vez mais utilizada, e com grandes resultados.

Como atrair clientes utilizando as Redes Sociais

Para atrair clientes através do Facebook, Instagram, Twitter ou Linkedin a palavra de ordem é “Interagir com eles!”. E para interagir com alguém de forma apelativa e gerando valor, precisamos compreender o modo de pensar e os interesses dessas pessoas.

Após compreender o perfil do nosso cliente, devemos criar um Calendário de Publicação de Conteúdo mensal, com Posts diários, que serão suficientes para interagir com o seu público em torno da sua marca.

Uma boa dica é atribuir a cada dia da semana um assunto específico, tornando os conteúdos daquela semana mais interessante para as pessoas. E quanto mais interessante for, mais irá atrair clientes!

 

Como atrair clientes com a Otimização do seu Website para os motores de pesquisa (SEO)

SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para motores de Pesquisas são técnicas utilizadas com o objetivo de posicionar o seu website nos primeiros lugares nos resultados de pesquisa do Google.

Atrair clientes para o seu website é diretamente proporcional à capacidade do seu conteúdo corresponder a uma pesquisa específica de um utilizador.

Se o seu website, além de um excelente conteúdo, tiver qualidade técnica para corresponder às exigências do Google, a sua posição no ranking dos resultados de pesquisa será um sucesso.

 

Como atrair clientes utilizando Landing Pages (Páginas de Destino)

 As Landing Pages são páginas de destino de uma determinada ação de marketing digital. Estas páginas servem para captar o contato de um utilizador da forma mais eficiente possível.

Elas contêm um conteúdo simples e um formulário de contacto, e têm um único objetivo: uma “conversão”. Esta conversão ocorre quando um utilizador passa a ser uma “lead” (potencial cliente), um contato com nome, e-mail, telefone, etc.

As conversões podem ser diretas: o utilizador regista-se para fazer uma compra numa loja online por exemplo. Ou indiretas: o utilizador regista-se para fazer download de um conteúdo de valor gratuito da empresa, como um Ebook, por exemplo.

Como atrair clientes utilizando E-mail Marketing

Após a conversão, passamos a ter o email do utilizador para podermos comunicar com ele.

Quando há autorização, mantemos o potencial cliente atualizado através de envios de emails, que são mais eficazes do que as redes sociais para criar o interesse do público.

Não podemos é cair no erro de comprar bases de dados e fazer envios SPAM, isto é para empresas amadoras, que utilizam o marketing para impingir produtos ou serviços que as pessoas não estão interessadas através de publicidades chatas.

Devemos apostar no email marketing, mas de uma forma correta, utilizando as melhores práticas de uma boa, cordial e vendedora estratégia de email marketing.

 

Conclusão

Agora que ficou a saber como atrair clientes utilizando estratégias de marketing digital:

  1. Publique conteúdos ricos no seu Blog Corporativo
  2. Converse com o seu público nas Redes Sociais
  3. Otimize o seu Website e Blog para obter um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa do Google
  4. Converta os utilizadores em leads utilizando Landing Pages
  5. Use o E-mail Marketing para se relacionar com eles

Utilizando as estratégias acima indicadas, a sua empresa irá gerar um grande número de leads, atraindo clientes, e passando para a equipa de vendas potenciais clientes que já conhecem o seu negócio, e estão prontos para uma abordagem comercial.

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