Estratégia de Marketing Digital

ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de criar relacionamentos, atrair clientes e desenvolver uma identidade de marca. Difere-se do marketing tradicional por envolver o uso de diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

Hoje em dia, a internet está incorporada na nossa vida de tal forma que é quase impossível fazer qualquer coisa sem ela. As pessoas já não vivem sem os seus smartphones e têm a internet ao alcance dos dedos. O Marketing Digital é, na verdade, uma grande oportunidade para as empresas reforçarem a sua marca e multiplicarem as suas oportunidades de negócio, já que, cada vez mais, a internet vai fazer parte da vida das pessoas.

Vingar no mercado tornou-se mais difícil para as empresas, principalmente pequenas e médias empresas. O consumidor ganhou mais poder graças ao acesso facilitado a opiniões de outros consumidores e às inúmeras fontes de informação. Por outro lado, as empresas querem tornar-se cada vez mais competitivas. O objetivo passa pela conquista de novos clientes para aumentar as vendas.

E é aqui que uma estratégia de marketing digital pode ajudar!

Se quer tornar a sua empresa mais competitiva e conquistar o sucesso é importante adotar, de forma urgente, uma estratégia de marketing digital.

CRIAÇÃO DE SITES

criação de sites

Website institucional

Trata-se de uma página na internet com o objetivo de divulgar e fortalecer a imagem da sua empresa, assim como os produtos ou serviços que ela oferece. É imprescindível manter as informações da sua empresa atualizadas, principalmente os contactos, além da produção de conteúdos de qualidade e relevantes, e apostar na otimização para motores de pesquisa e navegação em dispositivos móveis.

Agência SEO

Blog

O blog corporativo é a ferramenta onde pode publicar artigos relacionados com a sua empresa. Artigos sobre lançamentos dos seus produtos, perguntas frequentes para o seu consumidor, novidades sobre a sua empresa, entre outros. É um canal dinâmico, pois permite que o seu cliente possa interagir através dos comentários. Para além destas vantagens, o conteúdo criado pode ser partilhado noutras plataformas, como nas redes sociais.

Lojas Online

Loja Online

Um Ecommerce, ou comércio eletrónico, refere-se aos negócios que realizam o seu processo de compra e venda na Internet. Assim, todas as transações comerciais são realizadas por meio de ferramentas online. O comércio eletrónico está em constante crescimento, então, se fizer sentido para a sua marca, ter uma loja online pode ser um bom negócio.

Publicidade Online

Landing Pages

A página de destino ou de conversão é uma página personalizada com elementos para converter um visitante em lead, ou seja, é uma oportunidade de negócio. A geração de leads é uma das principais estratégias para as suas landing pages.

Gestão de Redes Sociais

Hotsite

Este tipo de página tem uma utilização promocional e costuma ser utilizado para lançar a campanha de um produto ou serviço. O hotsite tem uma duração específica, por isso a sua utilização é pontual.

Email Marketing

One Page

Trata-se de um website composto por uma única página. Devido ao seu formato compacto, a sua criação é mais simples e permite comunicar a informação com o utilizador de uma forma mais direta.

Estratégia de Marketing Digital: SEO

SEO

Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia de marketing digital utilizada para posicionar o seu conteúdo relevante nos primeiros resultados de pesquisa.

O SEO é uma estratégia que é construída ao longo do tempo. Por isso, é importante investir em conteúdo evergreen para o seu website, ou seja, artigos que não têm um prazo de validade e vão trazer tráfego por tempo indeterminado.

MARKETING DE CONTEÚDO

Esta é outra das estratégias de marketing digital que vai trazer resultados a longo prazo e também tem foco nas palavras-chave, é uma estratégia muito importante de ser trabalhada, uma vez que gera autoridade para a sua marca, educa o público tirando dúvidas, divulga novidades, e com isso o seu negócio gera oportunidades de conversão de leads, transformando visitantes do seu website em clientes.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital, onde vamos criar conteúdo relevante com o objetivo de atrair, educar e atrair o nosso público-alvo. Produzir conteúdo relevante para os utilizadores, assim como para os motores de pesquisa é a melhor opção.

Estratégia de Marketing Digital: Marketing Conteúdo
Estratégia de Marketing Digital: Redes Sociais

REDES SOCIAIS

As redes sociais são um canal direto para estar mais próximo dos seus clientes, oferecendo a oportunidade para analisar as suas preferências e comportamentos, responder a dúvidas, partilhar informações e conteúdos interessantes.

Uma boa estratégia é criar conteúdos que despertem sentimentos e reações nas pessoas. A ideia é que eles causem impacto na internet e a cada partilha divulgue a sua marca.

Podemos criar parcerias com pessoas influentes no seu segmento. Os chamados influenciadores possuem milhões de seguidores e podem ampliar a visibilidade do seu produto, pois são considerados pessoas confiáveis e com poder de influenciar na decisão de compra daquele nicho.

PUBLICIDADE ONLINE

Se você, como cliente, está à procura de um serviço ou produto para comprar, a primeira coisa que faz é pesquisar por essa necessidade no Google, certo? Os seus consumidores fazem exatamente o mesmo e é por isso que a publicidade online é uma estratégia de marketing digital tão importante. O que distingue a publicidade online, do marketing de conteúdo é o resultado ser imediato.

Como o Google é o motor de pesquisa mais utilizado, é importante apostar no Google Ads, que permite a promoção dos seus conteúdos nos resultados das pesquisas dos utilizadores.

Já as estratégias de marketing digital no Facebook e Instagram são mais voltadas para aqueles produtos ou serviços que você precisa gerar o desejo de compra, e também é possível anunciar nestas redes sociais.

Estratégia de Marketing Digital: Publicidade Online
Estratégia de Marketing Digital: Email Marketing

EMAIL MARKETING

O email marketing é uma poderosa ferramenta para interagir com os seus consumidores. Permite segmentar as suas mensagens, de forma a que as pessoas recebam conteúdos que de facto sejam relevantes para elas.

Ao investir na segmentação do seu público, consegue enviar emails sobre tópicos que os potenciais ou atuais clientes já demonstraram algum tipo de interesse.

Estrutura de uma Estratégia de Marketing Digital

Para estruturar uma estratégia de marketing digital, é preciso antes de qualquer coisa fazer um planeamento, para sabermos claramente o que a empresa executará nos mais diversos canais online. Para que alcance os seus resultados esperados e atinja as suas metas, é essencial determinar os objetivos que pretende alcançar. Uma estratégia de marketing digital pode envolver a divulgação da empresa, de um produto ou serviço e outras questões. Por isso, é necessário uma estrutura e planeamento para que as acções possam ser concretizadas.

1. PESQUISA

A pesquisa é o primeiro passo para ter uma sólida estrutura de marketing digital. Nesta etapa, vamos descobrir informações a respeito dos concorrentes e de que forma é que eles se posicionam online. Isto vai permitir identificar lacunas, além de assegurar que não iremos repetir conteúdos para a sua audiência. É importante definir o público alvo, para atingirmos as pessoas que o seu negócio procura impactar.

2. IMPLEMENTAÇÃO

Nesta etapa vamos definir os canais que serão utilizados na estratégia de marketing digital - sempre tendo em conta os objetivos que foram definidos, o público-alvo e a análise dos concorrentes. É o momento de criar os conteúdos relevantes, que são essenciais para uma estratégia de marketing digital bem-sucedida. Não se esqueça de que é nessa etapa que a marca define aquilo que será divulgado e como os conteúdos chegarão ao público da empresa.

3. WEBSITE

O website é essencial para um negócio que queira destacar-se online. Aumenta a credibilidade da marca — afinal, quando os utilizadores procuram a sua empresa, precisam saber se o negócio é de confiança e credível. Além disso, é importante que todas as ações de marketing direcionem os utilizadores para um canal onde elas possam fazer compras ou pedidos de orçamento dos seus produtos e serviços, tornando-se clientes da sua empresa.

4. BLOG

O blog é onde o marketing de conteúdo acontece e permite que empresas de qualquer dimensão tenham uma estratégia de marketing digital económica, prática e rápida. Trata-se de um excelente canal em que se comunica com a audiência de forma exclusiva, sem distrações ou interferências que as redes sociais podem causar. Os blogs são ótimos para otimizar conteúdos, e assim melhorar o seu posicionamento no Google.

5. REDES SOCIAIS

As Redes Sociais são plataformas essenciais para atingir os objetivos. É preciso ficar atento às particularidades de cada rede. Deve estar presente na rede social onde o seu público se encontra. Ou seja, não adianta estar no Linkedin, por exemplo, se a grande maioria dos seus potenciais clientes utilizam apenas o Facebook, o Instagram, e o WhatsApp. Esta perceção é essencial para o sucesso de uma estratégia.

6. EMAIL MARKETING

O email é mais um canal poderoso de relacionamento com os consumidores. Embora muita gente considere que é algo ultrapassado, está mais vivo do que nunca. É essencial conhecer aos seus potenciais clientes, entender as suas necessidades, motivações e desejos. Dessa forma é possível criar mensagens totalmente alinhadas com os comportamentos e hábitos das pessoas que pretendemos transformar em clientes dos seus produtos ou serviços.

7. CRONOGRAMA

Definidos os canais, é muito importante definir um cronograma para a implementação de toda a estratégia. Através do cronograma, é possível fazer um controlo da frequência das atualizações e das distribuições do conteúdo online, conforme as particularidades do seu público.

8. MONITORIZAÇÃO

Perceber o público, que comportamento tem, como reage a estímulos de comunicação, são alguns dos aspetos importantes da atividade de monitorização e avaliação analítica. O Google Analytics é uma ferramenta muito poderosa de apoio ao marketing digital, que disponibiliza um extenso conjunto de indicadores, que permite elaborar relatórios de desempenho de um website.

9. MEDIR RESULTADOS

Medir os resultados do marketing digital é essencial para que a estratégia seja a mais acertada possível. Afinal de contas, os números mostram onde está a errar mais e apontam as direções para corrigir as falhas, que revelam valiosas oportunidades. As métricas são essenciais para identificar se a sua estratégia de marketing digital vale a pena.

SEO