GERAÇÃO DE LEADS

A geração de leads surge como uma das formas mais eficientes para assegurar uma relação saudável e duradoura entre empresa e cliente.

As leads são uma das principais matérias-primas que fazem a máquina do marketing digital funcionar, gerar leads torna-se um processo essencial em todos os tipos de empresa e áreas de negócio.

Geração de Leads

O QUE É
GERAÇÃO DE LEADS?

O QUE SÃO
LEADS?

COMO GERAR LEADS PARA UMA MARCA?

Para gerar leads é preciso oferecer algum conteúdo de valor e que faça o utilizador fornecer os seus dados em troca do conteúdo. Há diversas formas de captar leads e as ofertas de valor variam conforme o segmento em que a empresa está inserida.

eBooks

Os eBooks são uma das ofertas mais clássicas para geração de Leads. A vantagem do eBook é que permite aprofundar um determinado assunto e explorá-lo a um nível que provavelmente não seria possível num artigo do blog.

Webinars

O Webinar é um formato também bastante utilizado para produção de conteúdo e geração de Leads. Através da voz e imagem, os webinars acabam por ter um toque mais pessoal que aproxima mais o potencial cliente da empresa.

Pesquisas e estudos

Pesquisas e estudos também são formatos bastante divulgados e comuns em determinados mercados.

Ferramentas

As ferramentas vão ajudar os seus potenciais clientes a resolver problemas mais complexos. Pode tanto ser uma parte da sua solução como algo totalmente novo. No caso de ser uma parte da sua solução, as ferramentas têm ainda um papel importante de avançar o Lead no processo de compra, pois funcionam como uma “amostra” de como o trabalho seria melhor com a solução completa

Infográficos

Infográficos são ótimos conteúdos para gerar valor para a sua audiência. São representações visuais do seu conteúdo, alternando textos com imagens, o que torna este tipo de conteúdo bastante dinâmico. Podem ser também uma estratégia muito eficiente para gerar Leads.

Consultoria gratuita

Outra estratégia eficiente para gerar leads é oferecer consultorias gratuitas que ajudem na tomada de decisões, contribuindo, assim, para que o potencial cliente atinja os seus objetivos. Entretanto, é importante salientar que o foco deve ser realmente ajudar e não fechar negócio.

Templates

Templates são basicamente modelos prontos para serem utilizados em qualquer contexto, como folhas de cálculo, apresentações ou qualquer coisa que facilite uma determinada tarefa. Os templates funcionam muito bem para gerar Leads de qualidade por causa do seu carácter extremamente prático.

Cursos por email

Este formato de conteúdo tem um grande valor, tanto para os Leads como para a própria empresa. Para os Leads é muito útil, pois vão receber conteúdos numa ordem que facilita a aprendizagem. Para a empresa é interessante pois é possível analisar a interação dos Leads com os diversos conteúdos.

Série de vídeos

Um vídeo curto provavelmente não é um conteúdo com valor suficiente para ser promovido numa Landing Page. Já uma videoaula mais densa, uma entrevista mais longa ou uma série com vários vídeos sobre determinado assunto podem representar um conjunto de conteúdos de valor e ser utilizado para geração de Leads.

Vantagens da Geração de Leads

QUAIS AS VANTAGENS DA GERAÇÃO DE LEADS?

PRINCIPAIS CANAIS PARA GERAR LEADS

Antes de começar a produzir conteúdos, é necessário definir quais os canais utilizados para a geração de leads, e adaptar o conteúdo a cada tipo de canal.

Website

Um site bem construído e nutrido com conteúdos altamente relevantes permite a captação de leads através de assinaturas de newsletters, preenchimento de outros formulários ou testes de ferramentas/soluções. O grande objetivo é converter visitantes em compradores. Para isso, certifique-se de que o layout, CTAs, formulários e conteúdos sejam de alta qualidade.

Blog

O blog é um ótimo canal para criar uma ligação de confiança entre a sua marca e os seus potenciais clientes. Qualquer pessoa pode encontrar o seu blog em pesquisas online, portanto este deve estar otimizado para os motores de pesquisa. Os leitores devem ser incentivados, a regressar ao blog para consumir mais conteúdos e tomar uma ação através dos CTAs nas suas publicações.

SEO e Marketing Conteúdo

O seu conteúdo é a base dos seus esforços de comunicação. O marketing de conteúdo permite criar e distribuir conteúdo educativo e relevante para envolver os consumidores. Os motores de pesquisa consideram um conteúdo de alta qualidade proveniente de um site de alta qualidade. Por isso, pense no seu conteúdo como o combustível para todas as suas campanhas de marketing.

Redes Sociais

O marketing de redes sociais é um dos mais utilizados atualmente e tornou-se uma estratégia indispensável para a maioria dos negócios. Possibilita aos potenciais clientes pesquisar por produtos, aprender sobre eles e até efetuar compras através das redes sociais.

Anúncios Pagos

As empresas pagam por cliques nos seus anúncios em motores de pesquisa, como o Google, por exemplo. São uma excelente forma de promover os seus produtos e serviços no topo dos resultados de pesquisa. Estes anúncios são altamente segmentados e podem gerar leads qualificados.

Email Marketing

O email é uma excelente forma de comunicação e uma importante ferramenta numa estratégia de marketing. É uma das mais utilizadas táticas de geração de leads e também uma das melhores e mais fáceis formas de comunicação.

COMO FUNCIONA O PROCESSO
DE GERAÇÃO DE LEADS?

Para gerar leads, é preciso passar por alguns processos fundamentais para estruturar uma boa estratégia.
Como Funciona o Processo de Geração de Leads

Landing Pages

A landing page é uma página da web (conhecida como página de destino) para onde o utilizador é direcionado e tem um único objetivo, uma dos mais frequentes é capturar informações dos utilizadores através de formulários.

Formulários

Os formulários normalmente estão inseridos nas landing pages e consistem num conjunto de campos que são responsáveis pela captação de informações antes que o utilizador clique no botão para receber a oferta.

Oferta

A oferta é o conteúdo de valor que a sua empresa oferece na landing page. Essa oferta deve ter o valor e a relevância suficientes para que o utilizador sinta interesse e esteja disposto a trocar as suas informações pessoais, para aceder a essa oferta através do Call to Action.

Call-to-Action

O Call to Action (CTA) é uma pequena imagem, botão ou mensagem que incentiva os utilizadores a tomar algum tipo de ação. Quando se trata da geração de leads, essa ação incentiva o utilizador a clicar no botão para que ele possa obter a oferta (download do ebook, infográfico, etc).

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